Prefeito de Bonito recebe governador Jaques Wagner para inauguração das BAs 046 e 144



O prefeito de Bonito, Rómulo Carneiro, recebeu nesta terça-feira (17), a visita do governador Jaques Wagner, e sua comitiva: o secretário de Ciências e Tecnologia, Paulo Câmara, o secretário de infra-estrutura e vice-governador Otto Alencar, o deputado federal José Carlos Araújo, os deputados estaduais Ângelo Coronel e Marcelo Nilo, entre outros, além de prefeitos e lideranças políticas da região. Ocasião em que foi inaugurada as BAs 046 e 144. que ligam Bonito a Utinga e a Morro do Chapéu, respectivamente. Um investimento na ordem de 11,2 milhões de Reais.
As estradas atendem, principalmente, a 125 mil moradores de seis cidades da Chapada Diamantina, Morro do Chapéu, Utinga, Bonito, Wagner, Cafarnaum e Ruy Barbosa. Além de garantir mais segurança para os motoristas, a iniciativa facilita o escoamento da produção local baseada em agricultura e pecuária.
O agricultor familiar Paulo Pires planta tomate, maracujá, pimentão, café e cria gado no povoado de Santa Úrsula, distrito de Morro do Chapéu. Ele conta quantos benefícios as novas estradas proporcionaram para os trabalhadores. “As estradas estavam ruins e melhoraram muito. Com isso o frete acabou ficando mais barato para levar nossa produção até a Ceasa, em Salvador, e a gente pode dar mais trabalho ao povo da região”.
Akira Costa é colaboradora da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopaf) e afirma que mais de cinco mil pequenos produtores da região foram beneficiados com a recuperação das estradas. “Os produtores de Utinga, Wagner, Nova Redenção, Itaetê e outras cidades trabalham na cadeia do biodiesel, e vão ter mais facilidade para escoar a mamona para a fábrica, em Feira de Santana”.
“Estas estradas eram um sonho antigo de mais de dez anos, da população. Estou me comprometendo também a levar água ao distrito de Catuaba, aqui em Bonito, caso esta obra fique em até R$ 1 milhão”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Parque Eólico
 O vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, avalia que as estradas são importantes por ligarem a região à Estrada do Feijão, que deve estar completamente recuperada em abril. “Vem de Morro do Chapéu, passando por Bonito, Utinga, Wagner, até sair na BR-242, indo para o Oeste”.
Alencar observou que a região é produtora de café e outras culturas e deve também sediar um dos maiores parques eólicos da Chapada Diamantina. “Estas estradas são necessárias para se ter acesso a este parque eólico”

Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense