Em prosa e verso: 'Cuidado ratim qui os ratão qué te cumê', por Noedson Valois

"Já é madrugada e o sono não chega, me viro na cama pra lá e pra cá". Não acendo cigarro nenhum, afinal, nem pitá eu pito! Sentindo a falta de alguém, queném diz a cantiga? Que nada! Minha véia, dijunto de eu, ressona que chega ronca!
Mas aí, meu povo, qui lê eu na internete, quando o sono num chega o pensamento vagueia. E pensa ni coisa bunita... E pensa ni coisa feia... Lembrei de pensá inté ni quando meu avô (qui Deus te dê um bom lugá) inrabava fuguete pra sortá nas festa. Hoje os fuguete tem é cano! E é dos grosso!
Tudo isso eu pensano dimadrugada!
Sim, pur falá ni fuguete, vem aí o São João!
Mas óia, moço, eu lembrei inté do São João...das cobrinha...Hoje o povo só pensa nas inleição, onde só tem cobra grande e venenosa!
Tudo isso eu pensano!
Inda essa sumana eu tava na cidade de Colina do Sombreiro, mode num dizê o nome, e ouvi um fuguetoro danado: é qui pô pororo pô pô!!! Procurei sabê o que era aquilo e os povo disse qui era mode uns tale de vice. É um viciamento desse povo!
E aí eu matutano sozinho.- Só num cunvecei cum a muié mode num acordá ela qui tava num sonim tão bom! - Nessa tale depulítica viciada eles sorta fuguete e quem leva a taboca é o povo! É o povo mais besta qui acaba entrano pur aqueles canão grosso! Chega fica fedeno a pova!
É os ratão armano as ratuera mode os ratim caí. Mas só qui tem uns diabo duns ratim isperto qui entra nas ratuera tumém é só pra cumê isca e inchê a pança. Os mais besta é qui se lasca!
Tudo isso eu pensano. Uns pensamento besta, né?
Seus ratão, pruquê qui vosmincês num pensa na seca e procura aliviá o sufrimento du povo, invez de ficá sortana fuguete pur tudo quanto é bestage. Tudo de barriga cheia, né?
Aí o sono foi chegano, eu cumeçano a cuchilá...mas chegô uma voz dizeno assim no pé do meu uvido: "Num durma cum zói dus oto".
Võ terminá minha cunveça besta dizeno um dizê de um amigo véi qui Deus já levô: "Eu tô é acordado pra esses marretero"! 

Texto de: Noedson Valois
Fonte Morro Notícias/foto: chapadaonline.com
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense