Suspensão de fábrica Jac Motors na BA afeta criação de 13,5 mil vagas


A suspensão da implantação da Jac Motors na Bahia, anunciada nesta segunda-feira (30), afeta a geração de cerca de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, segundo o Governo da Bahia. Para a suspensão da fábrica, cujo investimento era estimado em R$ 900 milhões, a montadora justificou a inviabilidade causada pelo aumento de 30 pontos percentuais no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados e a alta do dólar. O projeto seria instalado no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador.
O governador Jaques Wagner se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, na terça-feira (31), para tratar do decreto que prevê a redução do IPI para a importação de veículos pelas montadoras. “Eu tenho certeza que o decreto sai. Não vejo nenhum risco de não ocorrer”, afirmou o governador. Os carros importados pela Jac Motors pagam IPI de 36,5%, enquanto os modelos populares nacionais pagam 6,5%, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia,O projeto de implantação da empresa ainda estava em fase inicial, com o início da terraplanagem previsto para setembro de 2012. O G1 entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para comentar o assunto, mas ninguém atendeu ao telefonema.
Fonte: Voz da Bahia

Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense