Com 92 prefeitos eleitos, PT lidera ranking na Bahia; recém-criado PSD é segundo colocado

O Partido dos Trabalhadores lidera o número de prefeitos eleitos na Bahia, de acordo com dados apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral até o final da manhã desta segunda-feira (8). A legenda venceu a disputa em 92 municípios baianos, seguido pelo PSD do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, que preside a sigla no estado, com 71 prefeitos eleitos. O partido de Otto tem também a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa da Bahia. O terceiro colocado é o Partido Progressista (PP), que até agora teve vitórias em 52 cidades. O PMDB ocupa a quarta posição no estado, com 44 nomes referendados pelas urnas, seguido pelo PDT, que conquistou 43 municípios.Quando considerado o desempenho no Nordeste é o PMDB, presidido pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima, que aparece na frente, com 283. Na segunda colocação está o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que venceu também em Recife - seu correligionário Geraldo Júlio teve 51,14% dos votos. Apesar do sucesso da campanha do pessolista Hilton Coelho, entre os vereadores mais votados em Salvador, o PSOL não teve o mesmo êxito no Executivo. O partido não conseguiu eleger nenhum prefeito nem em nível estadual, nem regional. Já o PTN conquistou as prefeituras de seis municípios da Bahia, único estado nordestino onde teve prefeitos eleitos até agora. No cenário nacional, o PMDB lidera a disputa em âmbito nacional, com 1.015 eleitos para a administração municipal. O vice-líder é o PSDB, com 690, e o PT está em terceiro lugar, com 626 candidatos a prefeito aprovados pelo eleitorado.

Fonte: Bahia Noticias
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense