Jacobina: Cinturão de fogo já atinge praticamente todos os vales do munícipio

A situação das queimadas na região de Jacobina toma proporções alarmantes. Durante todo o dia de hoje equipes formadas por voluntários, Policia Militar, Guarda Municipal, TG 06-008 grupo Serra Verde, ASPAF e de ONGS trabalharam incessantemente na tentativa de debelar, ou , pelo menos minimizar o estrago causado pelo fogo. Os voluntários ganharam hoje o reforço de 10 prepostos do corpo de Bombeiros da cidade de Bonfim. Uma equipe sob o comando do Capitão Fabrício, especialista no combate a incêndios florestais reforça as equipes de combate às chamas. Empresas particulares como a  Yamana Gold e Morel também disponibilizaram homens e equipamentos. Ao todo 80 homens se revezam  em  frentes trabalho na região. Uma equipe realizou o rescaldo na região da Grota do Brito, outra equipe trabalha no combate as chamas no Parque Macaqueira. Uma terceira equipe esteve realizando trabalhos na região do Tapúiu e Cachoeira dos Alves, onde também há registro de focos de incêndio de origem criminosa. A polícia já teria identificado um acusado que estaria sendo procurado para esclarecimentos. Pede-se  a população que denuncie possíveis causadores de queimadas clandestinas e criminosas. Segundo consta, as regiões atingidas  até o momento são :  Vale da Grota do Brito, região do Coxo de Dentro, Serra do Jaraguar, Parque da Macaqueira, que já se estende ao Vale da Pingadeira, Estância Bandeirantes e a região da Cachoeira dos Alves. . Esta é uma das maiores tragédias da natureza na região já registrada na história do município. Praticamente todos os vales da cidade foram afetados. Outro fatos que dificulta os trabalhos das equipes é que na maioria dos vales o fogo alcançou as escarpas das serras, regiões íngremes de difícil acesso. A Prefeitura disponibiliza carros pipas, ambulâncias , enfermeiros e agentes de meio ambiente que acompanham os trabalhos que continuam sendo realizados noite adentro. Até o momento felizmente não foram registrados vítimas, feridos ou mortos, em decorrência do fogo, mas , por medida de segurança, algumas família foram retiradas de suas propriedades rurais, devido a aproximação das chamas.

Fonte: Bahia Acontece

Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense