Veja qual será o horário local de início das provas do Enem em cada estado


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado (3) e domingo (4) às 13h, no horário de Brasília. Em razão do início do horário de verão no último dia 21, os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos para o exame deverão estar atento em relação ao horário local de fechamento dos portões em cada estado. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital do Enem. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Início às 11h: No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os portões vão fechar às 11 horas. Início às 12h: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões serão fechados às 12h do horário local. O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília. Início às 13h: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, e Tocantins), os portões serão fechados às 13h no horário local.
As provas
No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. No segundo dia, os candidatos terão ainda de fazer uma redação.
O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Inscrições por regiões e UF
Estão inscritos no Enem 5.791.290 candidatos. A região Sudeste concentra o maior número de inscritos, com 2.119.419 candidatos (36,6%). Em seguida está a região Nordeste, com 1.826.289 inscrições (31,5%). A região Sul tem 732.561 inscritos (12,7%). O Norte tem 590.629 candidatos (10,2%), e o Centro-Oeste tem 522.392 inscrições (9%). Veja abaixo as inscrições por Unidades da Federação.

Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense