Silvio Santos completa 82 anos; veja trajetória do comunicador


Silvio Santos, um dos maiores ícones da TV brasileira, completa 82 anos nesta quarta-feira (12). Dono do SBT, Senor Abravanel, seu nome de batismo, começou a carreira como camelô, aos 14 anos, nas ruas do Rio de Janeiro junto ao irmão Leon. Iniciou comercializando capinhas para título de eleitor. Nascido na Lapa, bairro carioca, ele foi convidado por um fiscal, que reparou em sua voz, para fazer um teste na Rádio Guanabara, hoje Rádio Bandeirantes. Silvio preferiu abandonar o veículo de comunicação e continuar como camelô, por ganhar mais dinheiro.
Mas tendo a consciência do poder de sua voz, Silvio Santos passou a fazer anúncios dos produtos nos alto-falantes das barcas que faziam o trajeto Rio-Niterói. Um acidente com um das embarcações impediu que ele continuasse seu trabalho. Recebeu convite de um empresário para morar em São Paulo e apresentar caravanas e shows em bares. Cada vez mais seu talento era notado. Silvio Santos foi convidado para apresentar um programa na TV Paulista e estreou 1962, com a atração Vamos Brincar de Forca. Foi um grande sucesso que logo veio a se chamarPrograma Silvio Santos. No final dos anos de 1970, ele conseguiu o direito de ter uma rede nacional, e assim nascia o SBT.
Já no final dos anos de 1980, Silvio Santos entrou na vida política e anunciou sua candidatura para a prefeitura de São Paulo, mas não seguiu adiante. Depois se candidatou a presidente da República, mas antes das eleições, teve sua candidatura impugnada pela Justiça por irregularidades.
Em 2001, Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba carioca Tradição, que criou um samba enredo contando sua vida. Naquele mesmo ano, o Homem do Baú passou por um dos piores momentos de sua vida. Sua filha mais nova, Patrícia Abravanel, foi sequestrada na porta de sua casa, no Morumbi, em São Paulo, ficando dias em cativeiro. Após ser libertada depois do pagamento do resgate, o sequestrador foi identificado e perseguido pela polícia. Encurralado, ele invadiu a casa de Silvio Santos o manteve a família refém por algumas horas, até ser preso. Meses depois, o rapaz morreu na cadeia.
Em 2010, o Grupo Silvio Santos entrou em crise financeira por conta de um rombo ocorrido no Bando PanAmericano e precisou se desfazer de alguns negócios para quitar as dívidas, entre eles, o Baú da Felicidade, que foi vendido para o Grupo Magazine Luiza. Atualmente, apresentador continua no comando do Programa Silvio Santos, aos domingos, conquistando bons índices de audiência.
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense