Tremedal, na Bahia, é a pior cidade do país para viver

Único entre os 417 municípios baianos a ocupar a faixa de “baixo desenvolvimento” – seleto grupo do qual fazem parte apenas seis das 5.568 cidades brasileiras – Tremedal, no sudoeste da Bahia, é o retrato do descaso e do esquecimento. A cidade ocupa o último lugar, dentre todas as cidades brasileiras, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. O destaque negativo é a geração de emprego e renda, com índice de 0,1073. O prefeito José Carlos Bahia (PP), que passa mais tempo em Vitória da Conquista, onde nasceu e também tem casa, disse que a cidade não gera emprego porque passa por problemas de seca todo ano, o que não atrai indústria. “Qual empresa se instalaria numa cidade com estiagem todo ano? Sem água não tem indústria”, lamenta o prefeito. Jovens como a estudante Suelen de Albuquerque, 20, buscam ocupação na cidade, onde, segundo o IBGE, a taxa de desemprego era de 10,85 em 2010. “Minha esperança é que o próximo governo faça cursos profissionalizantes”, disse Suelen. 

Fonte: A Tarde 
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense