Edifícios para vítimas do Morro do Bumba, no RJ, serão demolidos

Quase três anos após a tragédia que matou 47 pessoas no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, 450 famílias que estavam de mudança marcada para junho, para um conjunto habitacional no bairro do Fonseca, vão ter que esperar ainda mais. Dois prédios apresentaram rachaduras e terão que ser reconstruídos, como mostrou o RJTV.
A obra é financiada com recursos da Caixa Econômica Federal, pelo projeto habitacional Minha Casa Minha Vida e cada um dos prédios custa 2 milhões de reais, num total de 22 milhões. A construtora responsável, a Imperial Serviços Ltda, admite que dois edifícios do complexo estão condenados.
Segundo Waldemar Neto, gerente da empresa, a demolição é uma questão de segurança. “O grande acúmulo de água acabou levando ao solo e gerando trincas no empreendimento. Não vamos nem fazer reforço, nada, colocar no chão para poder fazer de novo e ter melhor segurança”, disse.
Toda a obra está paralisada e um novo prazo de entrega terá que ser programado. A previsão da prefeitura de Niterói era junho deste ano. Segundo a Caixa Economica Federal, a construtora contratada terá que arcar com os custos da reconstrução dos dois prédios.
Peritos que foram contratados pela empresa também estão analisando os outros edifícios para verificar se há risco para os futuros moradores. O conjunto de 11 prédios, com 40 apartamentos cada, foi projetado para receber famílias que perderam as casas no Morro do Bumba, que desmoronou matando 47 pessoas. A tragédia está prestes a completar três anos.
Segundo a associação das vítimas, 3200 famílias recebem aluguel social e outras 80 moram até hoje em abrigos.
A Imperial Serviços informou que acionou a seguradora para cobrir os custos com a reconstrução dos prédios. A prefeitura de Niterói afirmou que o objetivo é construir 5 mil unidades habitacionais nos próximos três anos, com previsão de entrega das primeiras moradias ainda este ano. (G1 RJ)
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense