Bayern vence pela 5ª vez Liga dos Campeões



Arjen Robben teve uma, duas, três chances de abrir o placar em Wembley. Um filme com o pênalti decisivo perdido diante do Chelsea, há um ano, passou pela cabeça dos torcedores vermelhos. O craque holandês, que começou a Liga dos Campeões na reserva, aproveitou-se da lesão de Kroos para brilhar e, enfim, poder dizer que é um herói. Com um lindo gol do camisa 10 aos 44 minutos do seugndo tempo, o Bayern de Munique confirmou o seu favoritismo ao derrotar o Borussia Dortmund, por 2 a 1, neste sábado, e acabar com a sina de vice-campeões após dois títulos perdidos em finais em três anos.
Robben ainda teve grande parcela de responsabilidade no primeiro gol do jogo, marcado pelo croata Mandzukic. Foi do holandês o passe açucarado para o centroavante apenas completar para as redes, aos 15 minutos do segundo tempo. Pouco depois, aos 23, o Borussia Dortmund viria a empatar a partida, em pênalti cometido por Dante e cobrado com categoria por Gündogan. Mas foi pouco para o conto de fadas aurinegro se tornar realidade.
Esta é a quinta vez que os bávaros erguem a "orelhuda". As três primeiras vieram de forma consecutiva, em 1974, 75 e 76, com o grande time liderado por Franz Beckenbauer. Em 2001, uma conquista nos pênaltis sobre o Valencia devolveu ao clube a "áurea" de um campeão. Agora, com a conquista em Londres, o Bayern se torna o terceiro maior vencedor da competição, atrás apenas de Milan (sete) e Real Madrid (nove) títulos, igualando-se ao Liverpool e descolando-se de um grupo que tinha Barcelona e Ajax.
Campeão alemão com seis rodadas de antecedência, o Bayern agora persegue a chamada "Tríplice Coroa". Ela poderá vir no próximo sábado, data da decisão da Copa da Alemanha, contra o Stuttgart, em Berlim. A dúvida fica por conta da participação dos brasileiros Dante e Luiz Gustavo, já que os dois terão de se apresentar à seleção de Felipão na próxima terça-feira - além deles, o lateral-direito Rafinha foi outro brasuca a colocar uma medalha no peito. Esta será ainda a despedida do técnico Jupp Heynckes, a ser substituído pelo espanhol Pep Guardiola a partir de julho.
O Borussia Dortmund, dono de campanha louvável ao eliminar Manchester City, Ajax, Shakhtar, Málaga e o Real Madrid, segue apenas com um título, conquistado em 1997. A jovem equipe comandada pelo irreverente técnico Jürgen Klopp terá outra oportunidade de se sagrar campeã europeia na próxima temporada, já que garantiu classificação diretamente à fase de grupos por ter sido a segunda colocada na Bundesliga.
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense