Morre cantor e compositor pernambucano Dominguinhos

Cantor e compositor estava internado desde dezembro de 2012. Crédito: Ricardo Fernandes/DP


O cantor e compositor pernambucanos José Domingos de Moraes, conhecido como Dominguinhos, faleceu faleceu nesta terça-feira , às 18h, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o herdeiro musical de Luiz Gonzaga estava internado desde o último dia 13 de janeiro de 2013.

A última apresentação do forrozeiro foi no dia 13 de dezembro de 2012, nas comemorações do centenário de Luiz Gonzaga.

Foi um amor do início ao fim da vida. A sanfona e  Dominguinhos estiveram juntos da época em que ainda desconhecia Luiz Gonzaga, quando se apresentou aos oito anos para ele, até as sucessivas sessões de quimioterapia, decorrentes do tratamento contra o câncer no pulmão. Em 2007, o artista, inicialmente conhecido como Nenê, deparou-se com o diagnóstico da doença. 

Não parou de fazer shows, nem de gravar discos. Dominguinhos se recusava a parar. “Desde que eu comecei que é assim. Parar de fazer isso... não vai ter mais o que fazer”, declarou, eme entrevista ao Diario no ano passado. 

Ao longo dos 71 anos de vida, o artista, filho de pais alagoanos, nascido em Garanhuns, trilhou uma estrada marcada por mais de 50 discos. A rica trajetória do sanfoneiro ganhou respaldo em homenagens, prêmios, tributos e uma legião de discípulos e fãs. Afinal, Dominguinhos é  principal herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, alcunha dada pelo próprio Rei do Baião no momento em que lançou o conterrâneo, após presenteá-lo com sua primeira sanfona de 120 baixos e conselhos precisos.
A amizade dos dois é uma das mais importantes para a música brasileira. Em especial, foi responsável por ultrapassar as fronteiras do Nordeste. No ponto de vista de Gonzaga, a relevância de Dominguinhos para a cultura é mostrada na música Quando chegar o verão. Gonzaga diz a Dominguinhos: “Você abra o olho que seu compromisso com o Nordeste é muito sério. Você urbanizou o forró. Daqui pra frente, tem que ser tudo mais ‘mió’”. E assim, foi.


REI DO BAIÃO
Dominguinhos sempre fez questão de se mostrar grato ao Rei do Baião. “Fui muito ajudado... Sabe uma coisa em que hoje em dia eu penso? O que deu certo na minha vida foi que nem Gonzaguinha tinha ciúme, nem Joquinha, nem Rosinha... a família do Gonzaga toda se tornou amiga”, contou Dominguinhos em entrevista ao Diario no dia 13 de dezembro de 2011. 

Entre os conselhos do rei do Baião, o que provavelmente mudou a rota da carreira artística de Dominguinhos foi o de cantar. “Ele foi um dos maiores sanfoneiros do mundo. Mas ele disse que só venceu quando cantou. 

Enquanto ele foi um grande solista de valsa, choro, tango, não conseguiu muita coisa. Mas quando começou a cantar e gravar, tudo mudou. E esse conselho ele me dava também. Por conta desses conselhos, comecei a cantar”, disse. 

FAMÍLIA
Dominguinhos se casou por duas vezes e teve três filhos. Madalena e Mauro, do primeiro casamento, e Liv Moraes, da união com a cantora Guadalupe Mendonça, que foi a única que seguiu os passos do pai. A filha mais velha morreu aos 49 anos, deixando dois filhos. Mauro, técnico de som, deu a Dominguinhos quatro netos e Liv Moraes, um.

Há mais de 30 anos o sanfoneiro fazia suas turnês viajando de carro. Tinha medo de avião. “Já tomei remédio, mas não adiantou. Fui até no médico, mas essa coisa de mexer com a cabeça é muito complicada”, contou o músico, que também tinha medo do mar e de florestas. “É um medo que se confunde com respeito”, poderou. 

Desde 2007 as sessões de quimioterapia era feitas a cada 20 dias, nas cidades por onde o músico passava para fazer shows. “Não sei como fui ter isso. Nunca fumei. Mas são coisas que acontecem e a gente não explica”, disse. 
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense