Pegar dinheiro no chão após assalto a Baco pode dar cadeia

FOTO: Aeromodelismo Bado
A cena é cada vez mais comum; depois da ação de bandidos, populares fazem a festa pegando cédulas e moedas que se espalham pela área interna das agências ou mesmo pelas ruas da cidade. Muitas vezes até mesmo os bandidos jogam dinheiro na rua para que, ao pegar as cédulas, as pessoas atrapalhem a passagem de viaturas, e, consequentemente, o trabalho da polícia. O que poucas pessoas sabem é que este ato, que está se tornando an cada dia mais corriqueiro, pode dar cadeia. Segundo um advogado criminalista, as pessoas que se apodera de cédulas ou moedas nestas condições, podem ser indiciadas por furto, roubo ou receptação . " Quem pega qualquer produto de roubo, inclusive dinheiro, comete crime e , se identificados, responderão por  receptação de produto roubado, podendo pegar de um a quatro anos de detenção.
Sem citar os municípios para não causar constrangimentos, sabemos que moradores de muitas cidades de nossa região responde inquérito policial depois de serem identificadas por fotos ou imagens de câmeras de segurança praticando este ato. 

O advogado cita a lei e diz: O artigo 180 do Código Penal diz que é crime “adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime. No §3o,  diz que também é crime “adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporção entre o valor e o preço, ou pela condição de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso”, que é a receptação culposa.

Portanto, deve-se pensar duas vezes antes de ceder a tentação de pegar qualquer valor oriundo de ações criminosas como a que aconteceu na madrugada desta quinta em Piritiba, pois certamente você gastará muito mais do que conseguiu pagando advogados. O homem honesto vive do suor do seu trabalho, de cabeça erguida, sem dever nada a ninguém, nem mesmo à justiça, pois como diziam os antigos, " Honestidade não é opção, é obrigação", não se deve se sucumbir a tentação do que vem fácil, pois quem muito se rebaixa, lhe aparece os fundilhos, já dizia minha avó. (Por Emerson Rocha / Bahia Acontece)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense