Morro do Chapéu: Carreata comemora volta do prefeito Cleová após cassação do mandato

Depois de seis dias afastado do poder público, o prefeito de Morro do Chapéu, Cleová Oliveira Barreto (PSD), conseguiu uma liminar de efeito suspensivo e retorna ao cargo nesta quinta (10).
Após a notícia os simpatizantes do grupo, vereadores e secretários aguardaram a chegada do prefeito e o deputado José Carlos Araújo na entrada da cidade, em seguida tomaram as ruas da cidade para comemorar com carreata e queima de fogos.
O prefeito Cleová Oliveira Barreto (PSD) teve o mandato cassado em primeira instância no último dia 4, nos termos da Lei da Ficha Limpa – Lei Complementar nº 135/2010 pela Juíza Eleitoral, Drª Ivonete de Sousa Araújo da “055ª Zona” de Morro do Chapéu por Captação Ilícita de Recursos de Campanha Eleitoral de 2012.
O prefeito Cleová vai permanecer à frente do cargo até o julgamento do recurso pelo Pleno do órgão. A liminar foi expedida, no início da tarde desta quinta (10), pelo Fábio Alexsandro Costa Bastos.

Decisão Liminar em 09/07/2014 – AC Nº 114037 Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos
Buscando ordem liminar, inaudita altera pars, Cleová Oliveira Barreto, Prefeito do Município de Morro do Chapéu, ingressa com a presente ação cautelar visando a emprestar efeito suspensivo ao recurso eleitoral contra sentença lançada pelo Juízo Eleitoral da 55ª Zona/Morro do Chapéu, nos autos da Representação nº 1-16.2013 promovida pelo Ministério Público Eleitoral da predita municipalidade, na qual a Magistrada Zonal, julgando procedente o predito feito, cassou-lhe o mandato que lhe fora outorgado, igualmente do seu vice, por entender pela ocorrência de ilegalidades, delineadas pela captação ilícita de recursos e gastos.
Sustenta, em síntese, a presença do fumus boni juris em razão da plausibilidade da sua insurgência, porquanto a decisão zonal se estribou ¿unicamente em meras ilações” … “sem, contudo, tipificar um suposto delito sequer” .
Demais disso, a sentença reprochada ignorou que as irregularidades apontadas na supra epigrafada Representação eram ¿sanáveis ocorridas em processo de prestação de contas” , posto que ¿mero erro material” , culminando, daí, ofensa aos princípios da legalidade e da proporcionalidade, vez que a existência daquelas irregularidades não acarretaria a aplicação de penalidade tão grave, in casu, a cassação de mandatos.
Alega, ainda, que a causa de pedir da mencionada Representação, “em sua maioria” , já foi rechaçada por este Tribunal quando do julgamento do recurso agitado pelo Requerente no processo de sua prestação de contas (acórdão nº 822/2013).
Justificando o periculum in mora, aduz que o eventual retardo no julgamento do sobredito inconformismo poderá ocasionar prejuízo irreparável quer para ele e para a própria comunidade de Morro de Chapéu, quanto mais que fora designado o dia 10 do corrente mês e ano, para a diplomação dos segundos colocados, cônsono Edital nº 13/2014.
Escoltam a inicial os documentos de fls. 23/101.
Feitas essas breves considerações, passo a decidir.
Examinando a questão posta para acertamento, em sede de cognição sumária, considero delineados os pressupostos necessários e suficientes à concessão da ordem liminar pretendida, quais sejam: o fumus boni júris e o periculum in mora.
O primeiro resulta do confronto dos fatos exordianos com a viabilidade de êxito do recurso interposto pelo Requerente, vez que, na vertente, as irregularidades consumadas que levaram o a quo a decidir, revelam-se, perfunctoriamente, vícios formais e erro de digitação, e, também, em fatos já enfrentados e afastados pela Corte Regional por ocasião do julgamento do recurso de prestação de contas oferecido pelo Requerente.
A par disso e mormente porque a Magistrada Zonal atribuiu relevância à prova de cunho testemunhal, torna-se imprescindível o cotejo das circunstâncias preludiais com as provas adunadas e produzidas nos autos, que somente se afigura possível durante a análise da questão de fundo, quando então será possível modificar ou não a sentença atacada na sua parte dispositiva.
Infere-se, portanto, que, aqui, o fundamento e ponto nodal da liminar requestada se imbricam com a questão meritória, que só poderá, a bem da boa técnica processual, ser apreciada por ocasião do julgamento do recurso oferecido pelo Requerente.
Não bastasse esse fundamento, imperioso dizer que é assente, tanto na Corte Regional quanto na Superior, a idéia de se obstar alternância de poder, preservando-se, destarte, a efetividade do interesse público e a supremacia da vontade popular, relevante num Estado Democrático de direito que, no âmbito eleitoral, preocupa-se em resguardar e assegurar a legitimidade do voto.
O segundo pressuposto – periculum in mora, decorre das induvidosas conseqüências negativas advindas da manutenção da decisão hostilizada até a apreciação definitiva da questão, tendo em vista que o Requerente estaria alijado do seu mandato, e a possível reforma da sentença guerreada em sede recursal não seria capaz de resgatar o tempo em que aquele se afastou da chefia do executivo municipal.
Efetivamente, caso se aguarde o transcurso natural do prazo para o julgamento do recurso focalizado poderá ocorrer a perda do seu objeto, resvalando-se na inefetividade da prestação jurisdicional, não se olvidando, ademais, que as sucessivas alternâncias no Poder Executivo Municipal poderão acarretar sérios e indeléveis transtornos à administração municipal de Morro do Chapéu.
Com esses fundamentos, louvo-me no poder geral de cautela insculpido no art. 798 do Código de Processo Civil, aqui aplicado subsidiariamente, e CONCEDO A ORDEM LIMINAR pleiteada para emprestar efeito suspensivo ao recurso eleitoral interposto pelo Requerente, nos autos da Representação nº 1-16.2013, até o seu julgamento.
Notifique-se o Juízo Eleitoral da 55ª Zona/Morro do Chapéu, para conhecimento e cumprimento imediato da decisão, citando-se o Requerido para contestar os termos da presente demanda.
Após, remetam-se os autos ao representante do Ministério Público Eleitoral com assento neste Tribunal.
Salvador, 09 de julho de 2014.
Fábio Alexsandro Costa Bastos
(Chapada On Line)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense