Artesão utinguense constrói bicicleta de bambu e percorre mais de 2.000 Km de São Paulo à Bahia

02
O artesão Mateus Nascimento, de 46 anos, deixou o conforto de casa, em Suzano, no interior de São Paulo, no último sábado (18), com pouquíssima bagagem e um objetivo ousado: atravessar o Estado de Minas Gerais e chegar à Bahia, sua terra natal, em uma bicicleta feita de bambu. O artesão, que estimou em 20 dias o tempo da aventura, deve chegar em Belo Horizonte nesta quinta-feira (23) e passar por 26 cidades mineiras. A intenção é, ao concluir o trajeto, entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

Serão 2.500 km no total, mas a distância não intimida Nascimento, que já pedalou por 900 km de Suzano (SP) até o interior de Goiás em 2007. Na época, a viagem foi uma forma de lembrar da filha, Mayara Nascimento, que não chegou a nascer, já que a mulher dele perdeu o bebê aos sete meses de gestação.

—Eu fiquei muito triste, muito chocado, então, em homenagem a ela, resolvi fazer essa aventura.
Este ano, no entanto, ele decidiu deixar a cidade onde vive há quase 30 anos apenas pelo prazer de encarar o desafio. O baiano, que já trabalha com fabricação de móveis de bambu, decidiu fazer a própria bicicleta deste material e está confiante no resultado. A companheira dele foi na frente e já espera pelo artesão na cidade que será sua linha de chegada: Utinga, na Bahia, onde ele nasceu. Os planos vão além: a trajetória deve parar nas livrarias.

—Já escrevi dois livros sobre a cidade e pretendo retratar essa aventura em livro para lançar no ano que vem.

Adaptado à rotina de corredor, Nascimento já conta com quatro participações na Corrida de São Silvestre, além de atuações em maratonas pelo País. Além de ser personal trainer, o aventureiro não descuida dos treinos para aguentar o “tranco” do longo trajeto: são aproximadamente três horas de pedalada e uma hora de corrida em dias alternados. Para ele, a maior motivação é estimular outras pessoas a encararem desafios como este.

— Quero incentivar as pessoas a praticarem esportes, que nos torna mais humanos, além de arranjar mais parceiros para participar das corridas. Agradeço muito quem, direta ou indiretamente, me deu força para que essa aventura fosse realizada. (R7)

ERRATA

Em uma reportagem exibida hoje (04/11/2014), Mateus afirma que a bicicleta seguirá para Utinga de ônibus e será exposta na Semana de Arte e Cultura. Neste caso, Mateus não chegará a Utinga em sua bicicleta de bambu como informou esta matéria do portal R7, seu percurso foi concluído em Salvador. 

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense