Começa nesta segunda-feira, dia 15, o rastreamento do câncer de mama em Itaquara, Rio Real, Cardeal da Silva e Wagner

Começa nesta segunda-feira (15) mais uma ação do programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, nos municípios Itaquara, Rio Real, Cardeal da Silva e Wagner. Para o atendimento é preciso levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Nestes quatro municípios, cerca de três mil mulheres estão aptas para a realização de mamografias. De acordo com Ivonildo Dourado, diretor de Programas Estratégicos (Dipro), nesses três municípios, mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem os exames de mamografia. "Esta faixa de idade é preconizada pelo Ministério da Saúde como sendo a de maior risco para a doença", explica Dourado.


De 15 a 17, unidade móvel estará estacionada Itaquara na Praça da Liberdade, em frente à Câmara de Vereadores. Em Rio Real, a unidade ficará estacionada de 15 a 24, na Praça Antônio Carlos Magalhães, proximidades da Secretaria do Trabalho e Ação Social. Em Cardeal da Silva, de 15 a 17, a unidade móvel ficará na Praça Divina Pastora, ao lado do PSF Alexandre Barbosa. Em Wagner, o atendimento será na Coordenação da Atenção Básica, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF de Wagner), de 15 a 19 de agosto.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense