Morre em Salvador, ex-prefeito de Coité Hamilton Rios de Araújo

Hamilton Rios foi o fundador da Radio Sisal de Coité e na vida empresarial era tido como uma dos maiores exportadores de sisal do Brasil.
Hamilton Rios na convenção que homologou os nomes de Vertinho e Renato ao lado do seu herdeiro político deputado Tom Araújo
Morreu por volta das 07h30 desta quinta-feira, 29, no Hospital Aliança, em Salvador, o ex-prefeito de Conceição do Coité Hamilton Rios de Araújo, aos 81 anos. Mitinho como era conhecido no meio politico vinha tratando de um câncer no estômago e com a saúde debilitada, mesmo tentando ser forte pois os filhos e netos postavam fotos em redes sociais com ele sorrindo e fazendo o gesto de positivo. Sua situação se agravou quando ele caiu da cama em sua casa e acabou sofrendo fratura no fêmur e precisou passar por mais uma cirurgia e consequentemente seu quadro de saúde foi se agravando.



Hamilton Rios deixa um grande legado de homem público que concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito em 1972, naquela ocasião ‘quebrou’ e hegemonia de longos anos de governo do grupo adversário, ele tomou posse em 31 de março de 1973 naquela época a posse acontecia no terceiro mês do ano e ficou até 31 de janeiro de 1977. Com um governo aprovado pela população apoiou Walter Ramos Guimarães e conseguiu elegê-lo em 1977, depois voltou a concorrer em 1982 e venceu novamente para um mandato de seis anos até 1988, considerado o grande líder do grupo dos ‘vermelhos’ ligado ao Carlismo na Bahia, convocou Éwerton Rios de Araújo para concorrer a eleição de prefeito, naquela época pouco conhecido, pois ainda jovem tinha saído para estudar em Salvador, mesmo assim pelo prestígio do tio conseguiu sair vitorioso.
Campanha de Hamilton Rios em 1972 | Foto: Silvestre Sampaio (pai de Raimundo Mascarenhas)
Hamilton Rios conheceu sua primeira derrota quando enfrentou o saudoso Diovando Carneiro Cunha em 1992, Vando como era conhecido se elegeu vice de Vertinho em 1988 e no decorrer do mandato deixou o grupo e se uniu ao maior rival politico de HR, Misael Ferreira que fizeram um grande marketing na época que vermelho e azul eram irmãos e na junção das cores conseguiram derrotar Hamilton Rios.

Mas o ‘velho Mitinho’ gostava do desafio e apostou mais uma vez em Vertinho e ele venceu seu segundo mandato ao após o governo Vando que infelizmente faltando pouco para concluir seu mandato cometeu suicídio se enforcando numa casa de uma propriedade rural. Vertinho então governou de 1997 a 2000 quando apoiou Tom Araújo seu primo e filho caçula de Hamilton Rios.

Tom não concorreu a reeleição e mais uma vez o grupo liderado por Hamilton Rios convocou Vertinho que venceria as eleições de 2004 e emplacava ali seu terceiro mandato, Vertinho apoiaria Renato para sua sucessão em 2008 e conseguiu manter o grupo no poder, até que sofresse mais uma derrota, Renato foi tentar a reeleição em 2012, mas não obteve êxito, perdeu para quem ele tinha vencido quatro anos antes, Assis do PT.

Hamilton Rios nesta campanha já enfrentava problemas de saúde,mas esteve na convenção que homologou os nomes de Vertinho e Renato prefeito e vice e foi bastante aplaudido, não discursou, mas para o seus seguidores o gesto falava por ele.Está foi a ultima aparição de Hamilton Rios em ato politico.

Hamilton Rios foi o fundador da Radio Sisal de Coité e na vida empresarial era tido como um dos maiores exportadores de sisal do Brasil.

O CN não foi informado como fica o andamento da campanha do grupo liderado por Hamilton Rios, que hoje faria o comício de encerramento na sede. Também não há informações sobre o horário de sepultamento. (Calila  Notícias)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense