Mutirão de cirurgias de Seabra será realizado no Hospital Regional da Chapada

: Leonardo Rattes/Ascom Sesab
FOTO: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) iniciou nesta terça-feira (28) as consultas que antecedem ao mutirão de cirurgias eletivas para atender a região do município de Seabra. O serviço que está funcionando na Praça da Bandeira segue até sexta-feira (1º). Os pacientes aptos para o procedimento já terão suas cirurgias realizadas, a partir do próximo domingo (3), no Hospital Regional da Chapada que será entregue pelo governador Rui Costa na sexta-feira.

Desde que foi iniciado em setembro do ano passado, o mutirão já conseguiu superar sua meta inicial de realizar 13 mil cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero) e colecistectomia (vesícula). Nesta ação em Seabra, também estão sendo atendidos moradores dos municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, e Souto Soares.
Recomendações para o atendimento
Para ser atendido no Mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.
No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão de Cirurgias. (Secom Cirurgia eletiva/seabra2)