Calendário das Artes: Livro Rede Cênica e Cultural da Bahia da cidade de Bonito é um dos premiados

Rede Cênica e Cultural da Bahia (Foto: Carlos Alberto)
Rede Cênica e Cultural da Bahia (Foto: Carlos Alberto)

Selecionado pelo Calendário das Artes – mecanismo da Fundação Cultural do Estado da Bahia (SecultBA) que busca estimular o desenvolvimento das artes no estado – a Rede Cênica Cultural da Bahia, sediada na cidade de Bonito, no Centro Sul baiano, foi selecionada para o lançamento do livro Rede Cênica e Cultura da Bahia (Teatro e Poesia).

A publicação é uma coletânea de vários autores com textos de teatro, cordel e poesia. A Rede está presente em mais de 20 cidades da Bahia e em dois municípios de Sergipe. Um dos projetos da instituição é a Caravana Teatro Itinerante da RCCB, que acontece a cada três meses em diferentes cidades.“Nesses encontros naturalmente surgiram textos de teatro, cordel e poesia de autoria desses participantes. Um material riquíssimo que estava se perdendo por falta de registro. Então surgiu a necessidade do livro, que será uma coletânea de vários autores e de varias cidades e grupos de teatro diferentes”, explica o proponente do projeto, e presidente da Rede, Carlos Alberto (Kawzão), do grupo teatral Bom’nartes, de Bonito.

Carlos ainda conta que a ideia da publicação do livro surgiu numa das Caravanas Itinerantes da Rede no município de Souto Soares, quando aconteceu a Oficina de Elaboração de Projeto, promovida pela Funceb, com a assessora da Coordenação de Teatro, Gabriela Sanddyego.

Lançamento – A previsão de tiragem do livro é de 1 mil exemplares. O cronograma de lançamento só será lançado em janeiro do ano que vem, mas Carlos já adiantou que o primeiro acontecerá na cidade de Morro do Chapéu em março. A publicação será lançada durante todo o ano de 2018 durante as etapas da Caravana de Teatro Independente.

“O objetivo principal é disponibilizar para os artistas, diretores de grupos de teatro, escolas e à sociedade em geral um material escrito onde eles possam pesquisar e montar seus espetáculos de textos, além de despertar e incentivar novos escritores”, explica Carlos. (SecultBA)

 

Capa do livro Rede Cênica e Cultural da BahiaCapa do livro Rede Cênica e Cultural da Bahia