Utinga/BA: Vereadores protocolam na Câmara, Projeto de Lei que visa restabelecer feira-livre para a segunda-feira

feira livre utg
Foto: TV Bahia

Os Vereadores Dr. Lucas, Thalmo Vinícius, Sandro Costa, Antônio Raimundo e Luiz da Lagoa Bonita protocolaram hoje, dia 09 de fevereiro de 2018, na Câmara de Utinga, um projeto de lei que visa restabelecer o dia da feira-livre para a segunda-feira.

O projeto precisa ser votado e, caso seja aprovado na câmara, será encaminhado para apreciação do prefeito.

De acordo com o vereador Dr. Lucas Leal, o projeto surgiu de um clamor popular aos vereadores para a volta da feira-livre para o seu dia tradicional, segunda-feira.

Em contato com a nossa redação o Vereador Dr. Lucas fez questão de informar que todos os 5 vereadores da oposição decidiram e elaboraram o projeto. “Não é uma coisa pessoal minha, e sim do grupo” – Afirmou o edil.

Lucas afirmou ainda, que é importante dizer que o projeto ainda NÃO FOI VOTADO e, só passará a valer caso seja aprovado e sancionado. O momento é de cada utinguense que deseje que a feira livre volte para o seu dia de segunda-feira cobre do seu vereador este voto favorável ao projeto.

“Nós vereadores, frente ao clamor popular para o retorno da feira-livre de Utinga para a segunda-feira, protocolamos hoje na câmara de vereadores projeto de lei visando regulamentar os dias, horários e locais de funcionamento das feiras-livres” – Disse Dr. Lucas.

Em visita à feira livre no dia 03 de fevereiro, os vereadores Dr. Lucas, Thalmo, Sandro Costa, Antônio Raimundo e Luiz da Lagoa Bonita conversaram com populares e feirantes sendo constatado a grande insatisfação com a mudança da feira-livre do centro para o dia de sábado e o pedido da população e dos feirantes para que os vereadores intervissem na questão que tem afetado economicamente a cidade.

Os moradores da zona rural são os que mais tem sofrido com a mudança, pois tradicionalmente a segunda feira é o dia da semana utilizado por eles para se deslocarem à sede do município para resolverem suas pendências nas áreas da saúde, educação, serviços bancários e jurídicos, retirada de documentos, dentre outros, juntamente com ida à feira livre.

Vale a pena ressaltar que a feira-livre de Utinga é uma das maiores feiras da região exatamente por acontecer na segunda feira, o que faz com que a grande oferta de mercadorias mantenha os preços acessíveis à população mais carente.

A feira-livre de Utinga é centenária. Antes mesmo da emancipação política do município, ela já acontecia no distrito do Riachão às segundas-feiras.

Este movimento para o retorno da feira livre teve a iniciativa de todos os vereadores da oposição, estendendo-se ainda aos demais vereadores caso queiram assinar, pois trata-se de assunto que está acima de qualquer interesse partidário. Trata-se de assunto de mais alto interesse público, por isso foi solicitado votação em regime de urgência na câmara. (Blog do Léo Barbosa)

projeto feira segunda1projeto feira seguna