Município de Wagner/BA faz campanha contra o mosquito da dengue

wagner ba 2019aA Secretaria Municipal de Saúde por meio de toda sua equipe (Agentes Comunitários de Saúde, de Endemias, componentes dos PSF’s…) então engajados ao combate à proliferação do mosquito. Junte-se a nós, contamos com o total apoio e colaboração da população para erradicarmos estas doença das nossas casas.

Importante ressaltar que o inseticida apenas elimina o mosquito na fase adulta, precisamos continuar atentos à eliminação dos focos e criadouros dos mosquitos, evitando o acúmulo de água.

Recomenda-se que deixem suas casas com portas e janelas abertas para que o produto aja corretamente:

Sabemos que nossa cidade está passando por um grave surto de dengue, o que nos deixa muito apreensivo e preocupado. Estima-se que entre 150 a 200 pessoas apresentaram a doença entre Dezembro e Janeiro em Wagner.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica, que apresenta risco de morte. Além do que, o mosquito Aedes Aegypti é vetor de outras doenças como febre amarela, Chikungunya e Zika Vírus.
É importante reforçar que enquanto população, podemos tomar atitudes simples em nossas casas que ajudam na prevenção da doença e na não proliferação do mosquito transmissor:
– Evite o acúmulo de água:
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
– Coloque areia nos vasos de plantas:
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
– Seja consciente com seu lixo:
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
– Coloque desinfetante nos ralos:
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
– Limpe as calhas:
Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Entre nessa campanha se junte vamos acabar com esse mosquito da dengue não deixe que ele  acaber com você o carro fumace já  se encontra nas ruas.