Itabela-BA: Acidente causa vazamento de milhares de litros de óleo no Rio Buranhém

DBCB030A-BEDD-4915-BB0B-A8BAD51E3BACMoradores da localidade rural conhecida como “Defunto Lavado”, município de Itabela, registraram um afluente do Rio Buranhém sendo atingido por milhares de litros de óleo diesel na terça-feira (07). O combustível vazou de uma carreta-tanque depois de um tombamento no km 735 BR-101, naquele município, no domingo (05).

A população local ficou assustada com a coloração da água e chegou a confundir o combustível com sangue. O diesel é do tipo S500, conhecido também como “comum”, que apresenta uma pigmentação avermelhada e é utilizado como combustível para carros.

 048516C9-A1EF-4A28-9832-744A30E4D695
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o diesel atingiu apenas afluentes próximos ao local do acidente. “Fizemos limpeza da área atingida com mantas de absorção, barreiras de contenção e limpeza do solo contaminado”, explicou uma representante do órgão.
A limpeza da área onde vazaram cerca de 40 mil litros de diesel ocorreu na tarde de terça-feira (07) e reuniu técnicos do INEMA, Polícia Rodoviária Federal e funcionários de uma empresa de emergência química ambiental. O trecho da rodovia ficou completamente interditado por duas horas, gerando um grande engarrafamento.
O Inema ainda não concluiu um laudo com informações sobre os impactos que podem ser provocados pelo derramamento do óleo. Ainda não se sabe se peixes poderão ser contaminados pelo combustível ou se a área está interditada para banho. // Fonte Radar64