Confirmado primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no HRC em Seabra, caso foi contabilizado em Palmeiras

hrc seabra

O Prefeito de Seabra na Chapada Diamantina, Fábio Miranda (REDE), divulgou um vídeo na noite da última quarta-feira (01/04) em que informa o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) no Hospital Regional da Chapada, na qual seria um homem de Palmeiras também na Chapada Diamantina.

No vídeo o Prefeito informa que a acompanhante do homem, quem tem parentesco na cidade de Seabra, circulou pela cidade,  diante da situação o gestor informou que vai intensificar as medidas que já vinha sendo tomadas.  Vale salientar que o caso foi contabilizado no município de Palmeiras.
A secretaria de saúde de Palmeiras divulgou uma nota com as informações.

Prezados, em relação ao caso positivo para COVID-19, em um paciente residente no município de Palmeiras, a Secretaria de Saúde de Palmeiras vem através desta esclarecer: no dia 15 de Março, o paciente deu entrada no Centro de Saúde com sintomas respiratórios graves, sendo atendido de imediato pela nossa equipe médica, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para o COVID-19; em seguida, foi conduzido imediatamente ao Hospital Regional.

O paciente no Hospital Regional foi tratado sintomaticamente devido a uma pneumonia apresentada. Apenas HOJE, a Secretaria de Saúde tomou ciência de que foi efetuada uma coleta em nosso paciente para o COVID-19, no dia 20 de Março. No dia 22 de Março, o paciente teve ALTA e a Secretaria de Saúde do Município não foi informada que este paciente era suspeito e que deveria ter algum tipo de tratamento ou cuidado especial, principalmente em relação ao isolamento social seu e de seus familiares. Em NENHUM momento houve negligência, nem tampouco irresponsabilidade da Secretaria em esconder ou omitir informações para a população. Estamos agora tomando as devidas providências para que as pessoas que tiveram algum tipo de contato com o paciente confirmado, sejam atendidas conforme o protocolo.

Vale ressaltar que o mesmo encontra-se em sua residência e passa bem. Sendo assim, precisamos reiterar o compromisso por parte de TODOS com relação às medidas de prevenção ao COVID-19. 

A Secretaria encontra-se à disposição para quaisquer esclarecimentos. 

Walney de Paula