COVID-19: Apenas uma cidade baiana ainda não registrou nenhum caso de coronavírus





Novo Horizonte, localizada na região Centro-Sul, é a única cidade da Bahia que ainda não registrou casos do novo coronavírus entre os 417 municípios do estado.

 

Em entrevista ao “Jornal da Manhã”, nesta segunda-feira (7), o secretário de Saúde local, Ailton Alexandre do Nascimento, explicou que o fato de ser uma cidade pequena, com cerca de 12.500 habitantes, facilitou o controle.

Foto: Catedral do Livramento
Foto: Catedral do Livramento





“Temos uma população que ajuda bastante. Quando chega alguém de fora o telefone dos agentes de saúde tocam. Na cidade é uso obrigatório de máscara”, explicou o secretário.

 

No boletim mais recente, divulgado pela prefeitura de Novo Horizonte no dia 3 de setembro, 117 casos foram descartados, 6 deles através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 111 por meio de testes rápidos.

 




Apesar do controle efetivo da doença no município, Ailton Alexandre chama atenção para a falta de estrutura de saúde em Novo Horizonte: “Nós sabemos que a estrutura da cidade é complicada. Não temos hospital, mas só USF. Temos um hospital só há 25 km de distância, mas um hospital de maior porte só está a 100 km em Seabra”.  (Bahia Notícias)