No dia em que completa 23 anos, o Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu nesta terça-feira (9) o governador Jaques Wagner, que assinou a ordem de serviço para o início das obras do HGE2, que será um anexo construído ao lado do prédio já existente. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, a construção já deve começar esta semana.
A antiga Escola de Formação Técnica em Saúde será demolida para dar lugar ao HGE2, que custará R$33 milhões. De acordo com o Secretário de Saúde, Jorge Solla, o anexo estará pronto já no ano que vem "O prazo de conclusão é de um ano e até o primeiro semestre de 2014 o novo prédio estará pronto".
O novo prédio terá oito pavimentos e contará com dez salas de cirurgia e 200 leitos, sendo 50 de UTI (40 para adultos e dez de pediatria), além de receber o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, que será transferido do prédio já existente do hospital. Dez salas de cirurgia também serão construídas, somando-se às seis já em funcionamento.
Atualmente o Hospital tem 302 leitos distribuídos em enfermarias, além de 36 leitos de UTI. Com o HGE 2 essa capacidade aumentará em mais de 60%. “Com toda a estrutura que esta unidade tem, em relação aos novos leitos, salas e enfermarias, além do CTQ, é praticamente um novo hospital. O HGE permanece como Hospital de Urgência de Emergência e de Trauma e o HGE2 dará o apoio necessário”, disse o diretor geral do HGE, André Luciano Andrade.
Hoje também foi assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital Prado Valadares, em Jequié, que terá R$7 milhões em investimentos. Jaques Wagner também destacou as obras que estão sendo realizadas em outros hospitais no estado, como o Roberto Santos, Hospital São Jorge e o Hospital da Chapada, em Seabra: “Até 2014 vamos triplicar o número de leitos de UTI em toda a Bahia”, disse o governador. (Correio)
Tópicos:
BAHIA