Engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária, técnicos agrícolas e em zootecnia, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) participam, de terça-feira (11) até sábado (15), do 1º Encontro de capacitação em bovinocultura de leite, com a contribuição acadêmica de professores do curso de Zootecnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O curso, com carga horária de 120 horas, acontece no Centro de Treinamento da Estação Experimental da EBDA, em Utinga, e tem como objetivo preparar os técnicos para o fortalecimento da bovinocultura de leite da agricultura familiar do estado, por meio de treinamento para prestação de assistência técnica qualificada.
A capacitação será conduzida com aulas teóricas e práticas, em três módulos de duas turmas (com número de participantes ainda a ser defino), cada módulo com 40 horas/aula, que abordam temas como controle zootécnico, gestão técnica e financeira, noções de georreferenciamento, noções básicas de solo, degradação e recuperação de solos e renovação de pastagens.
O diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos, explica que, durante o encontro, os técnicos da empresa e os professores da Ufba trocarão experiências e discutirão novas propostas para o desenvolvimento da bovinocultura de leite, na Bahia. “A dinâmica de trabalho vai possibilitar o diálogo construtivo e o conhecimento das atividades que já estão em execução no Estado”, declara Matos.
Este curso se repetirá nos períodos de 02 a 06 de julho, 06 a 10 de agosto, 02 a 07 de setembro e em outubro, nos períodos de 01 a 05 e 22 a 26, todos no Centro de Treinamento da Estação Experimental de Utinga. No final dos trabalhos, serão implantadas Unidades Demonstrativas de Produção de Leite, em área de agricultor familiar, nas regiões produtoras. (Assimp/EBDA)
Tópicos:
LOCAL