Puberdade precoce pode ser causada por mutação genética, diz estudo

Estudo da Faculdade de Medicina da USP, em colaboração com a Universidade Harvard, dos EUA, revela que uma mutação herdada do pai está na origem de parte dos casos de puberdade precoce. Tumores e malformações podem levar ao problema, que atinge as meninas antes dos oito anos e meninos antes dos nove, mas para a maioria dos afetados ainda não há causa definida. O estudo também aponta que a obesidade e outros fatores ambientais, como adoção, aumentam o risco de o transtorno aparecer. Pessoas com esse problema têm mais risco de ter baixa estatura, obesidade, diabetes e câncer. No estudo, os pesquisadores sequenciaram o genoma de 40 membros de 15 famílias do Brasil, EUA e Bélgica e, 32 deles com puberdade precoce. O material genético foi enviado para análise nos EUA e cinco das 15 famílias tinham mutações no gene MKRN3, proteína que inibe a secreção hormonal na infância. O trabalho, publicado no "New England Journal of Medicine", será apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Endocrinologia em San Francisco (EUA), no dia 17. Informações da Folha.
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense