Greve da PM no Grande Recife é marcada de muitos saques, arrastões em várias lojas do centro comercial


A manhã desta quinta-feira (15) tem sido marcada por saques, boatos e muita apreensão no Grande Recife. Por conta da greve da Polícia Militar, muita gente tem se aproveitado para realizar roubos e para disseminar boatos, o que tem levado muita gente ao desespero. Várias lojas do centro comercial de Casa Amarela, Beberibe e Água Fria fecharam as portas com medo de arrastão e saques. A Insinuante de Casa Amarela foi arrombada durante a madrugada. Em Abreu e Lima, dois supermercados foram roubados em plena luz do dia, por homens, mulheres, crianças e idosos.

Por volta das 10h desta quarta, cerca de 20 lojas da Rua Padre Lemos fecharam as portas à pressas por conta de um boato de arrastão que estava chegando no local. Há relatos de assaltos em Beberibe e Água Fria. "Estamos com muito medo de assaltos. Tenho 14 funcionários e liberei todo mundo. Na dúvida, é melhor fechar, porque somos uma loja de eletrônicos e sei que esse tipo de produto atrai muita gente", disse Rodolfo Silva, gerente da Laser Eletro da Padre Lemos. Outro boato de arrastão fez lojas das Ruas da Imperatriz e Manoel Borba, no Centro do Recife, fechar as portas. O mesmo ocorre na Avenida Norte.

O presidente Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Eduardo Catão, aconselhou todos os comerciantes a fecharem as suas portas. "Situação não é boa, porque a boataria é grande de arrastões. É evidente que o comércio se preocupa com seu patrimônio, pois se roubarem o comércio de alguém, quem é que vai pagar essa conta?", questionou.

Para ele, a avaliação irrefutável é de que o comércio terá um enorme prejuízo após a greve dos policiais militares. "Nós não temos o que fazer. O melhor é baixar as portas, porque não daremos uma de heróis, não dá para trabalhar nessa situação e as pessoas têm que defender sua integridade física. Mesmo quem decidir ficar de portas abertas não vai vender nada, porque a população não está saindo para comprar", declarou Catão.

Em Beberibe, populares roubaram celulares e outros produtos em uma loja da Eletroshopping. Testemunhas relataram troca de tiros na região da Praça da Convenção, onde policiais civis precisaram atuar na segurança.

A dona de casa Maria do Carmo Silva, 69 anos, saiu de casa, em Nova Descoberta, para ir até Casa Amarela. "Tinha que vir resolver um problema, mas estou voltando logo para casa. Estou com muito medo de assaltos", relatou. Na Agência dos Correios da Rua José Clementino, nas Graças, trabalhava um segurança particular.

Pelo segundo dia consecutivo, a Universidade Federal de Pernambuco emitiu um comunicado cancelando as aulas a partir das 17h enquanto durar a greve dos policiais militares e bombeiros. "Nos períodos diurno e noturno, as aulas transcorrem normalmente. A decisão atinge os três campi da UFPE: Recife, Vitória e Caruaru", declarou a universidade. Alunos da Escola Estadual Gylberto Freire foram liberados pela direção.

Em Paulista, às 9h, cinco homens tentaram roubar um carro-forte no centro de Paulista. Houve troca de tiros entre os bandidos e os vigilantes. Os bandidos fugiram sem levar nada. Às 10h, sete homens da Ciosac chegaram ao centro comercial para evitar saques e tentar manter a ordem. Todas as lojas do centro comercial da cidade estão fechadas.
Em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, vários feirantes foram roubados na manhã desta quinta. O fotógrafo do JC Igo Bione foi agredido pela população com chutes e precisou ser escoltado por policiais porque começaram a atirar pedras contra toda a imprensa.

A delegada titular de Cavaleiro, Beatriz Leite, acionou seis policiais de sua delegacia e três da Delegacia de Roubos e Furtos para autuar saqueadores no bairro. Dez pessoas foram detidas, entre adultos e menos de idade. Eles ficarão no local até que a Força Nacional chegue para fazer a segurança. As lojas Insinuante, Americanas, Ponto de Promoção e Elektra tiverem produtos saqueados. Na Avenida Manoel Rabelo, viatuas da Polícia Civil ficaram estacionadas no meio da via, causando um enorme engarrafamento.

Em Moreno, a polícia civil está tentando fechar a cidade para evitar saques. Segundo contam, o município está prestes a ser invadido por moradores de Jaboatão. No bairro de Peixinhos, em Olinda, cinco menores foram apreendidos depois de saquearem a loja Insinuante. Muitos produtos foram levados do estabelecimento.
Moradores do Janga, em Paulista, também relatam que o comércio está com as portas fechadas. "Saquearam um supermercado aqui na Av. Cláudio Gueiros Neto e as outras lojas com medo resolveram fechar. Está uma correria aqui e alguns motoristas de ônibus estão ameaçando parar. Estou muito aflita porque minha filha estuda em Olinda e ainda não chegou. Ela está vindo com uma amiga, já que os ônibus estão demorando'', contou dona Ana, moradora do Janga.
Na tarde desta quinta os registros de saques continuam. As lojas EletroShopping e Magazine Luiza na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, estavam fechadas quando foram saqueadas. Segundo populares, o exército está nos locais tentando conter a situação.(Fonte: jconline)




Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense