A exemplo do Vale do São Francisco, a região da Chapada Diamantina, mais precisamente em Morro do Chapéu, está prestes a entrar na rota do enoturismo - segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e da tradição e cultura dos locais onde a bebida é produzida. No município, já foram colhidas três safras de uvas (2012, 2013 e 2014) e produzidos os primeiros vinhos, com resultados técnico-enológico, satisfatórios no que se refere à qualidade obtida da bebida, atestada, inclusive, pela Embrapa/Cpatsa (PE).
Para ver de perto a vocação local para a vinicultura, o governador Rui Costa, acompanhado de diversas autoridades, entre elas, o ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, está em Morro do Chapéu, onde participa, neste sábado (8), das comemorações alusivas aos 106 anos de emancipação política do município.
“Hoje, aqui, além de inaugurar o estádio, participo de outras inaugurações e, principalmente, [a visita a] deste marco, que espero crescer e trazer mais renda para o município, que é o cultivo da uva, a produção de vinho. Espero que, logo, logo, isso ajude a levar mais renda para esta região”, disse o governador.
Homenagem
Na cidade, o governador também visitou o Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho. Logo mais, Rui Costa, juntamente com Jaques Wagner, e o presidente da União das Cooperativas da Região de Champanhe-França, Christian Jojot, entre outras personalidades, serão condecorados, no Teatro Odilon Silveira Costa, com a comenda Padre Juca, entregue pela Prefeitura de Morro do Chapéu, como parte das comemorações do aniversário da cidade. A honraria foi concedida com o propósito de prestigiar os envolvidos na implantação do projeto de produção de uvas, iniciado em 2008 pelo governo da Bahia, na gestão do então governador Jaques Wagner.
Ainda em Morro do Chapéu, Rui Costa e demais autoridades irão visitar a Unidade de Observação para avaliação técnica e econômica de Videiras Viníferas destinadas à Produção de Uvas para a Elaboração de Vinhos Finos e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu. Financiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), o local é uma área de experimento de uvas. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)