O Colégio Estadual do Bonito participou nesta sexta-feira (21), da terceira edição do projeto #TransformaÊ : Virada Educacional Bahia, que este ano trouxe como tema, Escolas que Acolhem.
Foram 12 horas seguidas de ações, apresentações culturais e mobilizações que se iniciaram às 8 da manhã com a Caminhada pela Vida – Setembro Amarelo, onde alunos e professores saíram pelas ruas da cidade com apoio de carro de som, faixas e panfletos chamando a atenção para necessidade de prevenção contra o suicídio.
Tipagem sanguínea: Alunos puderam fazer o teste para saber o tipo sanguíneo e fator Rh |
Aferição da pressão arterial |
Durante todo o dia, diversas ações e oficinas formam realizadas na unidade escolar, como: corte costura, maquiagem, sobrancelhas, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, teste rápido de doenças sexualmente infecciosas, além de apresentações musicais, poesia e teatro com alunos(as) participantes dos projetos estruturantes – FACE, TAL e FESTE.
Enfermeira Clara Zilli fala sobre doenças e infecções sexualmente transmissíveis |
Além dessas ações e apresentações, aconteceram também palestras com profissionais da saúde onde os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas com relação às doenças sexualmente infecciosas e, meios de prevenção.
Representantes do Conselho Tutelar falam sobre Diretos da Criança e do Adolescente |
A roda de conversa com representantes do Conselho Tutelar onde os jovens puderam conhecer seus direitos e deveres e como buscar ajuda quando necessário.
À noite, as atividades continuaram com as apresentações culturais e uma palestra com a psicóloga Edimária abordando o tema do suicídio.
Psicóloga Edimária falando sobre a prevenção ao suicídio |
A realização do TransformaÊ no Colégio Estadual do Bonito, mais uma vez, contou com o empenho e esforço de toda comunidade escolar (professores, alunos e funcionários) e das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do município.
Com o tema “Escolas que Acolhem”, que permite à Secretaria da Educação reafirmar a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem. Isso favorece aos integrantes da comunidade escolar e local a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um dos sujeitos que compõem o universo educacional.
Um dia especial em mais de mil escolas estaduais da capital e do interior do estado. O ensino formal deu lugar a 12 horas de atividades artísticas, esportivas culturais e de inovação, com a realização do ‘Transformaê – Virada Educacional Bahia’, um projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Educação. Durante todo o dia, unidades de ensino abriram as portas para a comunidade, oferecendo uma nova maneira de aprender. (Blog do Léo Barbosa)