O Governo Federal disponibilizou ainda em 2020 uma ferramenta com um passo a passo para consultar e tirar dúvidas de quem solicitou o Auxílio Emergencial.
Para acessar às informações, é necessário ter em mãos alguns documentos como CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe do beneficiário. Após a inserção dos dados pelo cidadão, aparecerá uma tela com as informações de todas as etapas do processamento do benefício na Dataprev.
Para facilitar ainda mais a consulta, o órgão desenvolveu também uma cartilha com o passo a passo para as pessoas acessarem as informações pelos sites.
A pesquisa pode ser feita tanto pelo site www.cidadania.gov.br/consultaauxilio quanto pelo https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. Os sites foram desenvolvidos para serem acessados pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares ou tablets.
Auxílio Emergencial 2021
A Caixa Econômica Federal liberou na quarta-feira (27) o último saque das parcelas regulares. A liberação fazia parte do último ciclo do saque em espécie do benefício. Na quinta-feira (28) houve liberação de uma parcela extra para aqueles que recorreram da exclusão da lista de beneficiários. A partir de agora os beneficiários esperam pela prorrogação do auxílio emergencial, que ainda é uma incerteza.
Podem ser resgatadas parcelas do auxílio original, de R$ 600, e do auxílio-extensão, de R$ 300.