A filmagem foi feita pelo motorista por aplicativo André Queiroz no dia 28 de setembro, que classificou a cena de "muito triste", mas corriqueira no Bairro Cocó. "Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante", disse ele ao G1 CE.
Um funcionário do mercado contou que toda semana as pessoas reviram o lixo em busca de comida descartada. "Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças, algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até ajudar".
Antes da pandemia, a busca existia, mas geralmente se tratavam de catadores procurando material a ser reciclado. "Hoje o que vemos aqui é gente atrás de se alimentar. Eles pegam tudo. Hortaliças, mortadela, pão vencido e também as frutas. Uma cena de cortar o coração", lamenta.
No Ceará, cerca de 1 milhão de pessoas vivem em condição de extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 89. Em todo Brasil, são 19 milhões de pessoas que acordam sem saber se irão fazer alguma refeição no dia - aumento de 9 milhões em dois anos.(G1/CE)