Quase o dobro de sacas da última safra deve ser colhidas 2023 | FOTO: Reprodução | |
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), falou sobre o grande momento da agricultura regional. “Estamos sendo abençoados com um grande volume de chuvas em toda região e mais uma vez o território mostra a força da nossa agricultura regional”, destacou.
Com chuvas bem distribuídas e lavouras já formadas, a estimativa dos produtores da região é colherem cerca de 5 milhões de sacas do grão, quase o dobro do que foi colhido na última safra. No regime de sequeiro, ou seja, o não irrigado, os agricultores dependem de boas condições climáticas para confirmarem a previsão de safra.
“Tudo caminha para um excelente ano. Até o momento, as chuvas estão boas em volume e distribuição e o aspecto vegetativo das lavouras está excelente, um indicativo que não teremos contratempos com pragas, a exemplo da cigarrinha do milho, que comprometeu o resultado do ano passado”, diz o produtor Everaldo Dourado.
Plantação de milho tem 140 mil hectares na região de Irecê | FOTO: Divulgação | |
O milho produzido em Irecê abastece o mercado baiano e de outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco, sendo destinado para o consumo humano e animal. Além do produto in natura, produtores da região apostaram no beneficiamento do cereal. Uma cooperativa fabrica flocão e outros derivados, aquecendo ainda mais a economia.
“Sei que a cidade sofre na sua malha asfáltica com o alto volume de chuvas, mas isso a gente vai resolver com um grande plano de ação que será iniciado nos próximos dias. Mas os benefícios das chuvas são muito maiores. É benção de Deus! Temos de comemorar”, pontuou o prefeito de Irecê, Elmo Vaz.