Graças a uma cirurgia inédita, um idoso que viveu 40 anos cego voltou a enxergar. O senhor, de 83 anos convivia com a cegueira total em ambos os olhos. Agora toda sua superfície ocular foi reimplantada em uma operação que durou quatro horas e o que parecia impossível aconteceu.
A cirurgia foi realizada no hospital Molinete, em Turim, na Itália. A família agradeceu muito aos médicos. O paciente se recupera bem em casa.
“Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”, disse o paciente. Voltar a enxergar era um sonho distante do idoso que a ciência foi capaz de realizar!
A cirurgia
Foto: Reprodução/Wionews |
O procedimento inovador consiste na reconstrução de um terço do olho esquerdo do paciente, o primeiro que perdeu a funcionalidade devido a um problema na retina.
Graças a esse olho, os médicos conseguiram reconstruir o olho esquerdo, que também havia perdido progressivamente a capacidade de enxergar após uma patologia.
O responsável pelo procedimento foi o professor e diretor da Clínica de Oftalmologia do Molinete, Michele Reibaldi, e pelo professor e presidente da Sociedade Italiana de Córnea, Vincenzo Sarnicola.
“A operação consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares”, disseram os médicos em nota oficial.
Com informações de Archyde.