O Projeto Empréstimo Literário surgiu a partir da demanda dos alunos por indicações de leitura e empréstimos. Com uma doação de 100 reais de uma empresa local, o professor adquiriu os livros mais procurados pelos estudantes. Os exemplares foram disponibilizados para os alunos, pais, amigos do professor e membros da comunidade.
Daiane é da comunidade, mãe de uma aluna e participante do projeto. |
O projeto ganhou ainda mais força quando o professor começou a postar fotos dos leitores e suas experiências de leitura no Instagram, além de participar de um podcast e da Feira Multicultural. Em 11 meses, o projeto registrou mais de 400 leituras, o que foi considerado muito satisfatório por Otair, especialmente porque muitos jovens e adolescentes passam grande parte do tempo conectados em redes sociais e jogos eletrônicos.
Durante a Feira Multicultural, o professor apresentou o projeto e permitiu que os visitantes fizessem empréstimos de livros. Alunos do professor e outros membros da comunidade presentes também tiveram a oportunidade de pegar um livro emprestado.
O Projeto Empréstimo Literário começou na Escola Municipal Manoel Messias, no Povoado de Cabeceira do Brejo, onde Otair leciona Geografia, e se expandiu para outras pessoas interessadas em ler. Qualquer pessoa pode pegar um livro emprestado, desde que vá até o professor ou peça a alguém para retirá-lo por ela.
Essa foi a segunda vez que o professor Otair Ferreira participou da Feira Multicultural de Bonito, ele ressaltou que o projeto vem crescendo. Cada vez mais pessoas se interessam em doar livros e participar do empréstimo, o que mostra a importância da iniciativa para a promoção da leitura na comunidade.