O brasileiro, Matheus Martines Gaidos, de 27 anos, foi assassinado após elogiar um cachorro em Oakland, nos Estados Unidos. O tutor do animal não teria gostado e atirou à queima-roupa contra o jovem, que trabalhava como entregador de flores. Gaidos estava no país havia cinco anos, mas voltaria ao Brasil daqui a dois meses.
Segundo informações da emissora KTVU FOX 2, Matheus elogiou o animal, o tutor não gostou e os dois começaram a discutir. De acordo com Isabel Martines, mãe do brasileiro, o filho estava no celular jogando videogame com um amigo no Brasil enquanto ele tentava entregar flores. O amigo ouviu Gaidos dizer "bom cachorro" e então começou uma confusão.
No telefone, Matheus disse ao amigo que levou um tiro. Ele estava fazendo sua última entrega antes de ir para casa.
Martines foi socorrido, no entanto não resistiu aos ferimentos. O atirador e a mulher que estava com ele foram detidos pela polícia americana.
Antonio Gaidos, pai de Matheus, afirmou à emissora que quer justiça, “só não queremos ver isso acontecendo com outra pessoa. Eles planejam transportar o corpo de volta ao seu país de origem para ser enterrado”.