Na manhã desta terça-feira (23), o vereador Rosário Guimarães, popularmente conhecido como Maradona, teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Utinga. Com seis votos a favor da cassação, dois contrários e três ausências, a decisão foi fundamentada na quebra de decoro parlamentar. Maradona, que também atua como agente de saúde, é acusado de adentrar o quintal de Marta dos Santos e cometer atos libidinosos contra a munícipe em 12 de outubro de 2021.
A Câmara composta por 11 vereadores, contou com a presença de apenas oito membros, havendo três ausências. Mesmo em uma Câmara composta exclusivamente por homens e seus suplentes, a predominância da pressão feminina foi evidente. Familiares da vítima estiveram presentes no local durante o julgamento, que transcorreu sem maiores transtornos.
Anteriormente, na madrugada do mesmo dia, o vereador tentou obter uma liminar para evitar a cassação, mas não teve seu pedido analisado porque o juiz entendeu que não se tratava de matéria de urgência. Com a decisão, Maradona enfrenta agora uma inelegibilidade de oito anos, impedindo-o de concorrer a qualquer cargo público nesse período.
Esta é a segunda vez que um vereador da oposição tem seu mandato cassado em Utinga em um período de apenas 5 meses. Em 30 de agosto de 2023, o vereador Diego Meira também teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. A cidade agora aguarda o desdobramento do caso, que está em processo no Ministério Público. Maradona reafirma sua inocência e afirma que provará sua defesa perante a justiça. (Blog do Léo Barbosa)