Foto: Flickr/Gage Skidmore |
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerado culpado no julgamento por ocultar o pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels, ocorrido no final das eleições de 2016, nas quais ele derrotou Hillary Clinton. A sentença foi anunciada nesta quinta-feira (30).
Trump foi condenado por unanimidade em 34 acusações criminais de menor gravidade no estado de Nova York. Apesar do veredicto, a pena que o ex-presidente irá cumprir ainda será determinada pelo juiz Juan Merchan nos próximos dias.
Normalmente, é permitido que o condenado cumpra todas as penas simultaneamente, o que significa que a sentença máxima que Trump pode receber é de até quatro anos. No entanto, analistas dos EUA consideram pouco provável que o ex-presidente vá para a prisão.
Esta é a primeira vez que um ex-presidente dos EUA é acusado e condenado criminalmente, gerando incerteza sobre como o eleitorado reagirá ao processo. Legalmente, no país, uma pessoa condenada criminalmente ainda pode concorrer à presidência.