Sindicato dos servidores públicos municipais de Utinga SINDIUTI junto com prefeitura municipal de Utinga Conquistam Pagamento do Pasep Após Ação do Sindicato
Após meses de mobilização e articulação do SINDIUTI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Utinga), servidores municipais conquistaram o direito ao pagamento do Pasep referente ao exercício de 2022. A vitória foi resultado de uma batalha administrativa e judicial contra ao Minsiterio do trabalho, com o apoio do Município de Utinga.
A situação teve início após uma falha no sistema que impossibilitou a captação de dados automático do Pasep aos servidores. Segundo informações, os dados não foram devidamente captados, o que gerou o não pagamento do benefício. Em resposta, o sindicato convocou uma assembleia geral com os servidores, obtendo autorização unânime para entrar com as medidas cabíveis.
Com a aprovação, o SINDIUTI iniciou uma atuação firme junto com à Prefeitura e aos órgãos competentes, conseguindo resolver o impasse administrativamente. Os pagamentos já começaram a ser liberados. Em um dos exemplos citados, um servidor com mais de 15 anos de cadastro e média salarial de 1,91 salário mínimo teve a habilitação confirmada e previsão de pagamento de R$ 1.518,00 para o dia 16 de junho de 2025, via Banco do Brasil.
O sindicato ainda informou que os servidores que não receberam anteriormente por falhas no sistema terão os valores depositados conforme cronograma, com base no mês de nascimento.
A atuação do SINDIUTI com a Administração pública foi essencial para garantir os direitos dos trabalhadores municipais e serve de exemplo de organização e representatividade sindical.. (Blog do Léo Barbosa)