Arena Fonte Nova é inaugurada oficialmente em Salvador

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou na manhã desta sexta-feira (5) em Salvador para, junto com o governador Jaques Wagner, inaugurar oficialmente o novo Complexo Esportivo-Cultural Governador Octávio Mangabeira - a Arena Fonte Nova. O estádio sediará jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, em junho, e também da Copa do Mundo, em 2014. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, também participam da cerimônia.Encantada com a estrutura do novo estádio, Dilma elogiou a criatividade do povo baiano, por manter o formato de ferradura na Arena. “Essa construção é única e mostra, sem dúvida, o espírito e a criatividade do povo dessa terra. A palavra é orgulho. Dá muito orgulho, como presidenta, olhar para esse estádio e ver que estamos superando as expectativas. Somos o país conhecido como insuperável dentro de campo e estamos mostrando que somos insuperáveis fora de campo”, elogiou.
A presidente ainda relembrou momentos que viveu durante a infância, quando visitou a cidade de Salvador a passeio. “Não é qualquer país que tem essa qualidade e essa beleza nos seus estádios. Aqui temos uma vista que dá para um lugar que lembra a minha infância. A Fonte (Dique) do Tororó, onde eu fui beber água”, relembrou. 
O Ministro Aldo Rebelo também não escondeu a empolgação com a inauguração e ressaltou que agora "Salvador tem um estádio com seu jeito, história e identidade". 


Assentos provisóriosApós o breve discurso da presidente, Jaques Wagner explicou o motivo da instalação de 5 mil assentos provisórios. 

“A polêmica se cala quando hoje, no lugar da antiga Fonte Nova, que recebe o nome de Octávio Mangabeira, nesse complexo cultural e esportivo, vemos que aqui passarão os melhores eventos esportivos do mundo. Talvez alguns não percebam, mas aqui colocaremos os assentos provisórios por exigência da Fifa para o jogo Brasil e Itália. Esses assentos saem depois da Copa das Confederações e voltam a aparecer na Copa do Mundo, para que o estádio consiga receber 55 mil pessoas. Após a Copa do Mundo, voltamos definitivamente à nossa situação original e teremos a nossa ferradura de volta”, disse o governador.
Wagner também se emocionou ao relembrar do momento da demolição do estádio, que serviu não apenas de espaço para a construção de um novo estádio, mas teve parte da sua estrutura reutilizada para fins artísticos.
Estrutura
O governador também explicou que além de oferecer restaurante, museu e estrutura para sediar partidas de futebol, a Arena Fonte Nova também poderá ser palco de shows e eventos culturais.

“Aqui vocês vão ter toda a estrutura para fazer qualquer show de qualidade. Com uma estrutura provisória, conseguimos receber até 15 mil pessoas usufruindo de todas as estruturas que temos aqui. Isso aqui foi pensado com muito carinho e foi muito chorado no momento da demolição, mas me emociona ver a nossa soldadora entregar uma flor feita com ferros da antiga Fonte Nova, antes da demolição, á Dilma. Além de Bel Borba, que pegou pedaços da demolição e fizeram com que eles se transformassem em obras de arte e esculturas. Isso é Arena Fonte Nova. Ninguém tira esse nome dessa Arena que caiu no coração do povo baiano”, declarou.
Transporte públicoJaques também fez promessas durante o seu discurso, garantindo que parte do metrô estará funcionando para a Copa do Mundo de 2014. 

“Os 12 anos de sofrimento com o metrô que nunca termina, nós vamos colocar para rodar. Sem dúvida nenhuma, até 2014 ele estará funcionando. Não estará completo, mas será iniciado e, aos poucos, vamos ampliando. Garanto que na Copa teremos um sistema integrado com ônibus e metrô nessa cidade, para conforto do povo baiano”
Cerimônia de aberturaA Arena Fonte Nova terá a sua cerimônia oficial de abertura no próximo domingo (7). Os portões serão abertos ao público às 11h30, para um tour para conhecer as dependências do estádio. 
Às 14h30, um show com artistas baianos, como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Margareth Menezes, Dan Miranda (Filhos de Jorge), Mariene de Castro e Márcia Short, que terá duração de aproximadamente 45 minutos, animará o público.
Já a partir das 16h, os torcedores cantarão o hino nacional e o hino da Bahia ao som de Olodum, que anunciará a primeira partida oficial da Arena Fonte Nova, que será marcada pelo clássico BaVi, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Baiano de 2013.
(Correio)
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense