Morre Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo

Silvio Santos — Foto: Divulgação/SBT

Silvio Santos, empresário e apresentador icônico da televisão brasileira, faleceu neste sábado (17) aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por influenza (H1N1). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde já havia recebido tratamento anteriormente. Silvio Santos era conhecido por sua liderança no "Programa Silvio Santos", que comandava desde 1963, e pela fundação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em 1981, consolidando-se como uma das figuras mais influentes da mídia no Brasil.


Nascido como Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos começou sua carreira como camelô e locutor de rádio, antes de se tornar um dos maiores apresentadores do país. Ele iniciou na televisão com o programa "Hit Parade" em 1958 e, ao longo das décadas, seu carisma e inovação transformaram o "Programa Silvio Santos" em um dos programas de maior sucesso na TV brasileira, conhecido por quadros inesquecíveis como "Qual é a Música?" e "Porta da Esperança".


Além de sua trajetória na TV, Silvio Santos também fez sucesso como cantor de marchinhas de carnaval e teve uma breve incursão na política em 1989, quando anunciou sua candidatura à presidência do Brasil, embora esta tenha sido barrada pelo TSE. Sua vida pessoal não foi menos movimentada; em 2001, ele e sua filha Patrícia passaram por um sequestro traumático, e em 2010, enfrentou um grande escândalo financeiro envolvendo o Banco Panamericano, parte de seu conglomerado empresarial.

Silvio Santos estava internado desde o início de agosto, depois de um quadro de H1N1 — Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Silvio Santos deixa sua esposa Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, e seis filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, do casamento com Íris, e Cíntia e Silvia, de seu primeiro casamento com Cidinha, falecida em 1977. Sua influência no entretenimento e na cultura brasileira é inegável, sendo lembrado por seu estilo único de comunicação e sua capacidade de entreter gerações de brasileiros.


A morte de Silvio Santos foi lamentada por várias figuras públicas e instituições, incluindo a Rede Globo, que emitiu uma nota destacando sua paixão pela comunicação e seu legado inestimável para a televisão brasileira. Ele será lembrado como um dos maiores comunicadores da história do país, cujo impacto na mídia e no entretenimento continua a reverberar.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense